Nanã


 Nanã, Sua Origem - Sábado, dia regido por todas Yabas.


Nanã é um orixá da religião africana, conhecida como candomblé, e sua origem é descrita por várias lendas. Segundo uma delas, a presença de Nanã esteve presente quando a água foi separada da terra e se transformou no barro que deu origem à vida. Foi ela quem viu Oxalá soprar a vida em cada um dos seres humanos criados. Ao ver tudo isso, a Orixá pediu para que todos retornem ao barro após a morte. Nanã teve vários filhos, incluindo Iroko, Osanyin, Obaluaiê, Oxumaré, Omolu e Ewá.

Outra lenda conta que quando Olorum encarregou Oxalá da missão de fazer o modelo que daria forma ao homem, entre tantas alternativas, o orixá encarregado tentou fazer uso do vento, da madeira, da pedra, do fogo, do azeite e até do vinho. Foi então que Nanã apareceu e disse a Oxalá que a forma ideal para o homem seria a do barro, pois ele era moldável e resistente. Oxalá seguiu o conselho de Nanã e criou o homem a partir do barro.

Nanã também é descrita como a primeira Iabá e a mais vaidosa, em nome da qual desprezou seu filho primogênito com Oxalá, Omolu, por este ter nascido com várias doenças de pele. Não admitindo cuidar de uma criança assim, acabou abandonando-o numa praia. Alguns relatos ainda contam que Nanã possuía um instrumento chamado Ibiri.

Essas lendas mostram que Nanã é um orixá muito importante na cultura africana e está presente em muitas histórias relacionadas à criação do mundo e do homem. Seu papel é fundamental para a compreensão da religião e sua origem.

Algumas Comidas Favoritas de Nanã.

1 - Efó
Efó é um cozido de folhas (taioba ou mostarda) que lembra a própria constituição primordial do barro, do lodo. A taioba, também conhecida como "orelha-de-elefante"

Maneira de Fazer:
Modo de fazer: No liquidificador, coloque água, amendoim, castanhas, camarão defumado e bata até triturar bem. Reserve. Em uma panela, coloque a folha da taioba aferventada e leve ao fogo. Deixe ferver. Junte aos ingredientes reservados leite de coco e azeite de dendê, além de camarões defumados inteiros."

Sarapatel. (receita para o povo comer), pois vou citar coentro, pimentão,... e pode e, com legitimidade, gerar polêmica.

Em geral, a receita inclui miúdos de porco, temperos e especiarias, e é preparada em etapas.

Uma das receitas sugere limpar e picar os miúdos de porco, passá-los em limão e cozinhar . Outra receita sugere higienizar os miúdos com limão e água, picá-los e refogá-los com temperos como tomate, pimentão, cebola, alho, coentro, e hortelã . Já outra sugere que, após higienizar os miúdos, devem ser colocados em uma vasilha com temperos como salsa, coentro, pimenta do reino, cominho, cebolinha e folha de loro. Eles devem ser refogados em uma panela com água .

No geral, o preparo do Sarapatel para Nanã pode variar de acordo com a tradição e preferências culinárias de cada pessoa. É importante lembrar que o Sarapatel é uma comida ritualística, então, se você deseja preparar essa receita para oferendas religiosas, é importante consultar a sua comunidade religiosa e respeitar as tradições e rituais associados.
Também em geral, o sarapatel é servido com pure de batata roxa.

Ps. Em geral, as receitas que trago, são sempre aquelas que a gente faz pra gente comer, porém, variando de axé para axé, as comidas, em sua maioria, vão sempre só constar, como tempero, o camarão seco, a cebola, o sal, o dendê e o azeite doce, portanto, dificilmente, vamos ver tomates em comidas de santo.

Créditos: Texto: Sérgio de Ajunsun

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Efon