O uso de ÌBÒ


 O ìbò é um interlocutor divinatório imprescindível na cultura Yoruba.

Acompanha tanto o jogo de Opele na tradição de Ifa, quanto o jogo de Erindilogun e também pode ser usado na divinação com Ikins.
Ìbò, também conhecido como Iranse, ou “o mensageiro”.
É o conjunto de elementos em geral consagrados ao Òrísà Èsú que trará a voz de Òrùnmílà , que fala juntamente com o jogo, para uma maior compreensão das mensagens oraculares.
O jogo de ìbò é muito mais que um simples “sim” ou “não”, é um direcionador da aplicação da mensagem de Òrùnmílà , pra melhor auxiliar o consulente.
Vários materiais podem constituir o sistema de ìbò, porem, testemunhei em prática que a maioria dos Bàbálàwós e Baba Oolorisas utilizam de apenas dois elementos.
Segue a lista dos ìbò mais utilizados:
• Buzios amarrados: também chamado de “Aje”, ìbò que determina caminho de dinheiro;
• Osso de animal: determinante de doença, ou ate morte.
Sempre uso negativo no conjunto de ìbò.
• Fava/Semente seca: Também chamada de Sesa (pronuncia xexan), determinante de boa sorte com crianças;
• Peça de louça quebrada: Chamada de “awo”, ìbò que revela caminho de negatividade, representante da palavra ‘não” no jogo;
• Pedaço quebrado do finalzinho do igbin: representante de positividade em casos de doença ‘cosi arun’;
• Pequena concha shell: Indicativo de positividade.
Representante do “sim” no jogo;
Outros elementos de ìbò que sao utilizados, mas podem variar de significado de acordo com a cultura ou Òrísà ao qual oráculo (búzios/obi/orogbo) foi consagrado: pedra, efun, pedaço de madeira, edun-ara, etc.

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