Oya Òríirì


 Hoje vou falar da grandiosa Oya Òríirì ou Aràká que também é conhecida como Iyasán.

É de salientar que todos os nomes em Yorùbá tem um significado e Oya Òríirì significa que Oyá era vaidosa e gostava de vestir muitas roupas, assim como Aràká tem o significado de ver o céu e a terra ao mesmo tempo.
Oya sempre teve uma posição importante em Egbé Orun e mesmo ter vindo a terra ela nunca deixou de participar nas reuniões no mundo espiritual.
Oya era apaixonada por Ogun e veio viver para a terra devido a essa paixão, mas Oya era muito misteriosa , sempre desaparecia para encontros misteriosos e isso acabou com a relação dela com Ogun.
Oya é também conhecida como Iyasán
a mãe de 9 filhos, porque ela casou com
um caçador desconhecido chamado Olúkòsi Èpé e teve 9 filhos dele. Foi ele que descobriu o segredo de Oya e seus encontros misteriosos devido ao Agò Egungun de Oya.
Oya recebeu de sua sociedade de Egbé Òrun no céu um pano com 2 olhos e 2 chifres de búfalo para usá-lo na terra toda vez que ela queria se juntar à sociedade no céu. Esta roupa era apenas para ela ser capaz de ir para o céu e voltar; não estava ligado à adoração dos antepassados.
Oya mais uma vez abandonou seu marido devido aos seus mistérios e deixou os seus filhos com o pai e desapareceu de novo para a floresta.
Vivendo na floresta Oya encontra seu amado marido chamado Sango e a história relata que
um dia, Sàngó avistou um búfalo, que ele queria caçar, mas este se transformou numa linda mulher e Sàngó se apaixonou. Ambos casaram-se sendo Oya a sua esposa amada com acesso para lidar com sua pedra do trovão.
Depois que Sàngó desapareceu , ela resumiu a coragem de seguir seu exemplo e se escondeu entre um rebanho de ovelhas, ajudando-a a não ser encontrada e desaparecer. Devido ao apoio que lhe é dado pelas ovelhas, seus seguidores são proibidos de comer carneiro.
Oya desapareceu em um lugar chamado Igbo-Oya em Ira e se tornou num rio chamado Odò Oya ou rio Níger, dividindo-o em 9 braços.
ìsápá é a sua comida preferida, assim como
ègbo – (milho branco cozido). Histórias contadas por sacerdotes da Asa Orisa Alaafin Oyo
Imagem:
Oyá de Iya Omilayó
Suzane

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Efon

Abençoados os que possuem Orixá!