HISTORICO
Iyalorixá Suzane de Oyá
Dirigente do Ilê Asé Omilayó (Casa de Candomblé Raiz Ketu) e da Casa dos Mensageiros de Luz (Casa de Umbanda)
Iyalorixá Suzane de Oyá é filha do Sagrado, iniciada nos caminhos da espiritualidade desde muito jovem. Sua trajetória teve início aos 13 anos de idade, na Umbanda, na tradicional Casa Alan Kardec e Tupynambá, sob a condução do Babá de Umbanda Alcides, no bairro de Irajá(RJ), onde realizou sua primeira camarinha, apadrinhada por Maria da Penha Gomes Caral e Sandro.
Após o desencarne de seu primeiro Babá de Umbanda Alcides, a Iya Suzane seguiu sua jornada espiritual na Casa de Umbanda Cabocla Jacira da Cachoeira, dirigida por Babá Hilda de Obaluayê, em Araruama(RJ), onde tomou a sua obrigação de Camarinha de Babá de Umbanda, com o amparo de seus padrinhos Teresa de Jesus e Ronaldo Guedes.
Aos 19 anos, em 12 de Novembro de 1987, foi iniciada no Candomblé de Nação Ketu, pelas mãos de seu Babalorixá Luiz Flávio do Ogun, pertencente a respeitada raiz de Procópio Xavier de Souza, do Vale do Ogun já, localizado no antigo Baixão do Matatu da Mata em Salvador. Essa raiz é herdeira direta dos ensinamentos de Marcolina de Palha, uma mulher africana que trouxe em si a essência viva do culto aos Orixás.
A Iyalorixá Suzane de Oyá, tem em sua companhia sua filha carnal Iyakekerê Bruna de Yewá, iniciada no ano de 2010, assumiu o sagrado cargo de Mãe Pequena do Ilê Asé Omilayó no ano de 2024, e desde sua iniciação vem cumprindo com maestria, responsabilidade e profundo Amor a sua missão dentro da casa, sendo guia, pilar e exemplo para os filhos e para a comunidade espiritual que ali floresce. Sua trajetória é marcada por fidelidade à ancestralidade, respeito à hierarquia e zelo pelo axé, refletindo a firmeza e douçura da Orixá Yewá que habita em seu Ori.
Iyalorixá Suzane de Oyá, trilhou sua caminhada com seriedade, disciplina e zelo, cumprindo suas obrigações no candomblé de , 7, 14 e 21 anos, sempre nos tempos corretos e profundo respeito às tradições de fundamentos.
No ano de 2007/2008 a Iyalorixá Suzane de Oyá se iniciou para Ifá, com o seu Padrinho Babalawo Gláucio Ogbe Sá e seu Ojubona Babalawo Ronaldo Ika Fun, se tornando Apetebi ni Orunmila Irete Kutan. No ano de 2010/2011 recebeu o seu Meredilogun Ifá, passando assim a jogar sob os métodos ensinados e orientação de Ifá.
Atualmente, Iya Suzane conduz com firmeza duas casas de Axé, localizados no mesmo endereço: Rua Maria dos Anjos nr 35 - Sepetiba - Rio de Janeiro.
Neste solo sagrado funcionam:
Ilê Asé Omilayó
Casa de Candomblé fundada no ano de 2001 na ancestralidade de Oyá e nas tradições Ketu.
Casa dos Mensageiros de Luz
Terreiro de umbanda, que realiza giras quinzenais com linhas de trabalho de Exus, Pombogiras, Pretos Velhos, Caboclos, Crianças, Ciganos e Malandros.
A Iyalorixá Suzane de Oyá, é zeladora de axé, guardiã de uma herança ancestral que vive em cada canto de sua casa de axé, com Amor, firmeza e respeito, segue cumprindo sua missão espiritual: zelar, ensinar, amparar, aconselhar, direcionar e manter vivo o legado deixado pelos mais velhos.
Além de seus trabalhos religiosos, Iyalorixá Suzane de Oyá também realiza atendimentos com jogo de búzios, mediante hora marcada, oferecendo orientações, aconselhamentos, esclarecimento e caminhos através dos Odus Ifá, e de toda a ancestralidade.
Como Iyalorixá, Zeladora de Axé, Mãe Suzy(carinhosamente chamada), afirma que a base de sua casa é sustentada por valores que não podem ser negociados: A Caridade - O Amor ao Próximo - O Respeito entre Todos e Acima de tudo, a PRESERVAÇÃO DA FAMÍLIA.
" esses são os pilares que guiam o meu sacerdócio e que fazem parte do axé que cultivamos diariamente" (afirma Mãe Suzy).
Eparrei Oyá! Que os ventos da transformação sigam abrindo os caminhos
Whatsapp
21-98684-7729
Ilê Ogunjá
Salvador - BA
Mãezinha Edna ti Oya Ekedji do Ogun de Pai Procópio do Ogunja
Mãezinha
Asé Ogunjá- Salvador BA
Ilê Ogunjá Salvador- BA
Pai carnal da Iyaloorisa Suzane ti Oyá
Tata Diyabomim (Mazinho do Boiadeiro)
Babaloorisá de Iya Suzane ti Oyá - Luiz ti Ogun do Ile Ase Ogun- RJ
Neto de Pai Procópio do Ogunja - Salvador-BA
Babalawo Gláucio Ogbe Sá (Padrinho)
sempre será uma honra cantar para essa orixa linda, que ela traga bons ventos de felicidade e prosperidade..motumba
ResponderExcluirogã munrha
Quero conhece
ResponderExcluirQueria muito conhecer
ResponderExcluirMoro próximo, estou órfã de zelador, tenho uma história parecida com a Ya, gostaria de saber como fazer para conversar com a ya! Sua bênção minha velha!
ResponderExcluirMotumba!
Dofona de oya